Main image

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Família de leitores

A presença efetiva da família no ambiente escolar ajuda diretamente o desempenho escolar de crianças e jovens. É o que aponta pesquisa do Ministério da Educação, a partir do cruzamento das notas em Português e Matemática com as respostas ao questionário socioeconômico do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, o Saeb.

Estudantes cujos pais se interessam pelo estudos têm notas mais altas. O exame foi aplicado a 300 mil estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º do Ensino Médio das redes pública e privada.

Os alunos do 5º ano que declararam que sempre veem a mãe lendo obtiveram média 20 pontos maior em Língua Portuguesa (172,6 contra 152,6).

No caso dos pais que cobram a lição de casa, os alunos tiveram, em média, 14 pontos a mais do que os outros (159,6 a 173,9) em Matemática.

Isso é bastante óbvio mas não é praticado pelas famílias e escolas. Como exigir crianças e jovens leitores se não temos adultos leitores? Eu acredito que hoje em dia as crianças e os jovens são muito mais leitores do que os pais. Primeiro porque são obrigados a ler o que a escola e o currículo exigem, segundo porque há uma infinidade de meios de leitura, como revistas, quadrinhos, jogos eletrônicos, internet e suas mídias sociais, músicas e muitos livros voltados exclusivamente para seus públicos específicos.

Fonte: O Dia (RJ)

0 comentários:

RSS Feed