Main image

terça-feira, 27 de julho de 2010

Fique informado!

Projeto de Lei das palmadas

Pesquisa do Instituto Datafolha aponta que a maioria dos brasileiros é contra o projeto de lei do governo federal que proíbe palmadas, beliscões e castigos físicos em crianças.

Segundo o estudo, a maioria das pessoas já apanhou dos pais e já bateu nos filhos. Dos 10.905 entrevistados, 54% disseram ser contra o projeto de lei. Outros 36% revelaram ser favoráveis à proposta.

De acordo com o levantamento, os meninos apanham mais que as meninas, enquanto as mães batem mais nos filhos que os pais. Entre as mães, 69% admitiram ter dado algum tipo de castigo físico em seus filhos, contra 44% dos pais.

Entre os homens, 74% disseram já ter apanhado dos pais, contra 69% das mulheres. No total, 72% dos brasileiros sofreram algum tipo de castigo físico, sendo que 16% disseram que costumavam apanhar sempre.

Segundo presidente em exercício da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da Seccional Roraima, Stélio Dener, a utilidade da Lei da Palmada seria apenas para detalhar as proibições já previstas em outras legislações, tal como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Segundo ele, o Código Civil garante aos pais o direito e o dever de educar os seus filhos com bom senso.

O que é bom senso na educação dos filhos? Muitos pais acham que dar uma palmadinha, puxar o cabelo, colocar o filho para varrer a casa, lavar os pratos ou cozinhar são atos simples de educação e de amor. Outros acham que ações como essa são impraticáveis para que se tenha uma boa educação.

O que fazer? Acredito que seria muito mais prudente debater com os pais, promover diálogos e, quem sabe, até cursos para que o assunto seja colocado em pauta. Muitos pais não tem equilíbrio emocional para lidar com as crianças. Não sabem como agir, o que conversar, como e porque agir. Vejo muito isso em programas como o da Super Nany, por exemplo. Pais enlouquecidos, sem saber o que fazer, pedindo ajuda a estranhos especializados para “controlar/educar” seus filhos.

Vou terminar essa postagem com a pergunta inicial:o que é bom senso? O que devemos fazer diante de tanta descrença, desamor e violência? O que queremos para nossos filhos?O que educação nos dias de hoje?

Está aberto o debate. Reflita um pouco sobre isso!!

Fonte: O Povo Online


0 comentários:

RSS Feed