Main image

domingo, 13 de junho de 2010

Tudo sobre Sonhos!

A partir de hoje (13) e até o próximo sábado no blog estará sendo postado uma série de matérias falando sobre sonhos. Os sonhos ainda hoje é um assunto muito discutido pelos estudiosos, que tentam a cada dia descobrir mais coisas sobre esse enigma das nossas noites.
"Interpretar os sonhos é um dos desejos mais antigos da humanidade. Os primeiros estudos sobre os sonhos de que se tem conhecimento são provenientes do Antigo Egito. Para os egípcios antigos, os sonhos eram a maneira que os deuses tinham de se comunicar, enviando mensagens e advertências aos homens. Por isso eram considerados muito importantes para qualquer sonhador." Eddie Van Feu.

Como os sonhos eram mensagens do deuses, saber seu significado era muito importante, ou a nada adiantaria ter sonhado. Como entender o que o sonho quer dizer se ele vem em forma de símbolo? Para poder decifrar esses significados, surgiram os especialistas de sonhos, uma espécie de sacerdotes que possuíam a chave da interpretações dos sonhos. Foi dessa "chave" que nasceu o primeiro documento com os significados de sonhos da história. O mais antigo, datado de 2000 a. C., leva em conta o caráter e o tipo de vida da pessoa que sonhou para poder dar o significado. A interpretação também é organizada em três princípios: o primeiro pela idéia dos contrários (sonhar que ganhou ouro, significa perdê-lo ou gastá-lo), o segundo por associação (sonhar com cegonha significa nascimento) e o terceiro pelo jogo de palavras (duas palavras com mesma etimologia, mas com sentido diferente, eram ligadas e depois interpretadas).
Como tudo no Antigo Egito era rodeado de mistério e magia, a interpretação dos sonhos também não poderia escapar dessa regra. Com o tempo, os especialistas de sonhos passaram a ter grande importância e muitas pessoas percorriam grandes distâncias para poder se consultar com um deles. Esses especialistas passaram a ser chamados de escribas da segunda casa ou mestres das coisas secretas.
Com o passar do tempo, os egípcios antigos começaram a se preocupar com o futuro e queria ver em seus sonhos mensagens sobre ele. Dessa forma, esses especialistas de sonhos acabaram transformando-se em adivinhos por força das circunstâncias. O sonho também começou a ser induzido. Templos eram destinados para esse fim, onde as pessoas eram preparadas para sonhar por meios de ritos mágicos. Depois de passar pelos rituais, a pessoa dormia e quando acordava contava seu sonho para o sarcedote especializado que o interpretava. Além de interpretar, o sacerdote também prescrevia-lhe coisas, dependendo do motivo pelo qual a pessoa havia procurado o templo. Se fosse por causa de problemas de saúde, era receitado um tratamento; caso procurasse sorte ou fortuna, era passada um reza; e se o motivo fosse amoroso, ganhava um encantamento.
E hoje em dia?
Hoje, se trabalha o sonho com a herança que os antigos deixaram e com novas descobertas. Com o desenvolvimento das ciências, da medicina e do racionalismo filosófico, começa a surgir em meados do século XIX a idéia de que o homem é o único responsável pelo seu pensamento e destino. Partindo dessa filosofia, os sonhos também são encarados como provenientes da mente e não mais "mensagens do divino", idéia que é banida!
O interesse na relação entra a psiquê humana e os sonhos começa a ser despertado nos estudiosos da época e alguns começam a se destacar com suas descobertas. Mas com certeza o nome que mais contribuiu para o entendimento dos sonhos em relação a mente humana foi Freud.
Não perca, amanhã outra matéria sobre sonhos, a de amanhã falará sobre grandes homens que contribuíram para o desenvolvimento do estudo sobre sonhos. Valeu.

0 comentários:

RSS Feed