Main image

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Olimpíada de Língua Portuguesa


Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
  • A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro realizada pelo Ministério da Educação, em parceria com a Fundação Itaú Social e o Cenpec(Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária);
  • Desenvolve ações de formação de professores e premia poesias, textos de memórias e artigo de opinião, elaborados por alunos das escolas públicas de todo o país.

    É possível fazer da escrita, na escola, algo forte e interessante, que possibilite aos alunos e professores pensar mundos transformados pela força da palavra escrita.

  • Olímpiada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, muito mais do que um concurso

  • A Olimpíada, desde seu inicio, quando ainda era o Prêmio Escrevendo o Futuro, tem como parte de suas ações um concurso de textos que ocorre nos anos pares. Até agora, tivemos quatro concursos: 2002, 2004, 2006 e 2008. Outra ação da Olimpíada, talvez menos visível, mas tão importante quanto os concursos, é a formação de professores que ensinam língua materna.
  • Essa ação começa quando os professores, para participarem da Olimpíada, aceitam o compromisso de seguir as orientações propostas nos Cadernos do Professor que contêm sequências didáticas para o ensino de gêneros textuais. Esta é uma forma de ensino a distância, a mais antiga, muito anterior à internet: orientações de estudo sobre gêneros textuais, aplicação prática por meio de sequências didáticas cuidadosamente planejadas e reflexão sobre essa aplicação, tudo por meio impresso, os fascículos sobre os gêneros textuais do concurso. Essas práticas de linguagem representam a concepção de ensino adotada pela Olimpíada.
  • Nos anos ímpares, ocorre a formação presencial e a distância para formadores de professores que atuam nas secretarias municipais e estaduais, além de professores que foram finalistas no ano que passou. Em encontros presenciais e em cursos virtuais, os formadores recebem orientações sobre a olimpíada. Após os encontros presenciais e cursos virtuais esses formadores se encarregam de replicar o que discutiram, presencialmente, com os professores das secretarias nas quais atuam.
  • Estamos justamente no período em que essas formações estão ocorrendo. Todo esse conjunto de ações visa construir uma rede de ancoragem para a Olimpíada, disseminando a concepção adotada por ela.
  • Para apoiar o trabalho, os participantes dos encontros recebem uma "maleta do professor" com os materiais da formação. Eles devem solicitar novas maletas para cada uma das escolas onde realizarão a multiplicação da formação.
  • Olimpíadas em 2010. O que acontece?
  • Incluir a olimpíada no planejamento de 2010;
  • Recebimento dos materiais;
  • Curso para o professor ( 30 professores) pela resolução 62
Gêneros utilizados na Olimpíada de Língua Portuguesa
  • Poesia - Poetas da Escola: 4.ª e 5.ª série – categoria I (jogo de linguagem que traduz a maneira como o poeta olha o mundo);
  • Memórias Literárias -Se bem me lembro ... : 6.ª e 7.ª série – Categoria II (gênero de texto em que o autor descreve as reminiscências, histórias, lembranças das pessoas);
  • Crônicas – 8ª série e 1ºano do E.M
  • Artigo de Opinião - Pontos de Vista: 2.ª e 3.ª série do EM – Categoria III (texto em que o autor se posiciona a respeito de uma questão polêmica)
Obs: Começam no dia 22 e vai até o dia 14 de maio, as inscrições para a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Promovida conjuntamente pelo Ministério da Educação e pela Fundação Itaú Social, a olimpíada tem entre seus objetivos estimular a leitura e o desenvolvimento da escrita na Educação Básica pública. Informações AQUI.

Abaixo o vídeo da campanha.


Fonte:Portal do MEC

0 comentários:

RSS Feed